Por: Rodrigo Nascimento
Nesta quarta-feira (01) foi divulgado um comunicado da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, o qual revelou o novo regulamento técnico e esportivo para a Fórmula E a partir da temporada 2022-23.
A temporada 2022-23 será a competição na qual será introduzido o Gen3, a terceira geração de carros elétricos. E entre as mudanças, duas chamaram a atenção: a Hankook substituindo a Michelin no fornecimento de pneus, e o retorno da Williams como fornecedora de baterias para os monopostos, como ocorreu com o Gen1 nas quatro primeiras temporadas.
A saída da Michelin supreendeu a todos, já que a fabricante de pneus está na categoria desde o início. Apesar de ter menos tradição no esporte a motor, a sul-coreana Hankook já marca presença em algumas categorias, como o DTM e a W Series, e até mesmo chegou a ser cogitada como uma nova opção para as equipes de F1 antes da categoria renovar com a Pirelli e manter a exclusividade.
Já o retorno da Williams Advanced Engineering como fornecedora de baterias já vinha sendo cogitado nos bastidores. As novas baterias fornecerão 350kW de potência aos carros elétricos da categoria, além de densidade de energia aprimorada, durabilidade e capacidade de carregamento rápido de 30 segundos.
Aliás, o regulamento deixou claro as potências que o Gen3 usará a partir da temporada 2022/23: 350kW durante os treinos de classificação e 300kW durante as provas. Atualmente o Gen2 tem a potência máxima de 250kW.
Além das novidades acima, a FIA reforçou o plano de controle de gastos na categoria, com o adiamento da introdução do Gen2 Evo, que estava previsto para a próxima temporada e agora, só chegará as pistas na temporada 2021-22. Isso ajudará as equipes, pois a tecnologia atual será mantida para o próximo campeonato, congelando momentaneamente a corrida tecnológica entre os times.
Todas as medidas foram tomadas em acordo anterior com as próprias equipes da Fórmula E, que se preparam para retomar a sexta temporada com seis provas em nove dias no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim. Serão três rodadas duplas, cada uma usando um traçado diferente, entre os dias 5 e 13 de agosto.