Por: Rodrigo Nascimento
A Fórmula E deve retomar as corridas no mês de agosto no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha. Todos os eprix serão realizados com portões fechados.
A FIA aprovou seis corridas num período de nove dias para definir o vencedor da sexta temporada do Campeonato ABB FIA Fórmula E.
O histórico aeroporto alemão foi escolhido para encerrar a temporada atual, recebendo três rodadas duplas em nove dias no mês de agosto, nos dias 5, 6, 8, 9, 12 e 13. Cada rodada dupla usará um layout de pista diferente, apresentando oportunidades para estratégias distintas para os pilotos da Fórmula E.
A competição dos carros elétricos já havia completado cinco corridas antes da sexta temporada ser suspensa devido ao surto de coronavírus. O piloto português da DS TECHEETAH António Felix da Costa é o líder da classificação, apenas 11 pontos à frente do neozelandês Mitch Evans da rival Panasonic Jaguar Racing.
António Felix da Costa tentará usar o final da temporada de seis corridas em Berlim para conquistar seu primeiro título de Fórmula E, promovendo-o para a lista de honra dos campeões da categoria de carros elétricos, ao lado de seu companheiro de equipe na DS TECHEETAH e duas vezes campeão, Jean-Eric Vergne ( FRA).
As três rodadas duplas em Berlim completarão o calendário revisado da sexta temporada da Fórmula E, levando o número total de etapas para 11.
A Fórmula E e a FIA têm trabalhado em conjunto com as equipes e autoridades locais para definir um plano completo para concluir o campeonato de maneira segura.
Para minimizar os riscos, a Fórmula E vai implementar rigorosas medidas de segurança, incluindo realizar as corridas sem a presença de público, com apenas o pessoal essencial e os competidores viajando para o evento.
De acordo com as diretrizes do governo alemão, haverá um número máximo de 1.000 pessoas no local, incluindo fornecedores locais e equipes médicas. Todas as outras operações serão realizadas remotamente.
Os principais protocolos de saúde e segurança incluem testes obrigatórios de coronavírus antes das corridas, bem como exames no local todos os dias após a chegada à pista.
A Fórmula E também aplicará ativamente o uso de máscaras faciais, distanciamento social e limitará o movimento nos espaços de trabalho com zonas claramente definidas para diferentes pessoas ligadas ao evento.