Por: Rodrigo Nascimento
A pandemia de COVID-19 mudou todas as expectativas em torno do esporte a motor, desde a paralisação de competições que estavam em andamento, como é o caso da Fórmula E, quanto a outras categorias que se preparavam para começar.
Porém, no caso da Fórmula E, as consequências não se resume apenas ao cancelamento de nove das 14 etapas da campeonato 2019-20 ou a dificuldade em encontrar datas e circuitos para concluir a temporada, podendo até afetar os planos a curto e médio prazo.
A Fórmula E e as equipes estão discutindo nos últimos dias algumas medidas para diminuir os custos e desta forma, minimizar o impacto da pandemia no que diz respeito aos gastos envolvendo a categoria.
Para isso, já foi aceito a mudança do regulamento técnico para limitar os custos de desenvolvimento dos carros e o adiamento em um ano da introdução do Gen2 EVO, que estava previsto para a sétima temporada e agora só será utilizado a partir de 2021-22. Isso, se de fato for utilizado...
De acordo com uma publicação do site britânico The Race, novas opções estão sendo analisadas pelas equipes que fazem parte da Fórmula E, e uma delas é de não utilizar o Gen2 EVO, mantendo o Gen2 atual até a mudança para o Gen3.
"Isso poderia ser uma alternativa e é apenas uma das opções", comentou Jamie Riegle, CEO da Fórmula E ao The Race. "Se esse desenvolvimento for arquivado, haverá economia de custos, pois focamos nossa mente apenas na terceira geração. Portanto, também é possível que o Gen2 EVO não veja a luz do dia, mas é difícil dizer agora onde isso vai dar.
O chefe da equipe BMW i Andretti Motorsport, Jens Marquardt, comentou sobre as medidas que já foram tomadas pela Fórmula E, mas sugeriu que será necessário fazer um pouco mais para tranquilizar os times.
"A introdução do carro Gen2 EVO na oitava temporada [2021/22] em vez da sétima temporada [2020/21], bem como a dupla homologação, são boas decisões para apoiar os esforços das equipes nesses tempos difíceis", comentou o dirigente ao The Race.
Marquardt não mencionou sobre o possível cancelamento do Gen2 EVO, mas afirmou que acredita que será necessário postergar um pouco mais o lançamento da terceira geração de monopostos elétricos: "Adiar a introdução do carro Gen3 para a 10ª temporada [2023/24] é uma das opções que apoiamos."