Por: Rodrigo Nascimento
Está chegando ao fim a caminhada de Sam Bird na Envision Virgin Racing. O piloto britânico está no time desde a primeira corrida da história da Fórmula E, o ePrix de Berlim em 2014, trocará de equipe após o término da sexta temporada da categoria de carros elétricos.
O destino de Bird, será outra equipe britânica: a Panasonic Jaguar Racing, time que está presente no grid da categoria desde a quarta temporada e que já tinha interesse no piloto desde a sua entrada na Fórmula E.
Com esta mudança, Sam Bird será companheiro do neozelandês Mitch Evans, que conquistou as duas vitórias da história da Panasonic Jaguar Racing na Fórmula E, e está na equipe desde a quarta temporada.
A notícia sobre a transferência de Bird para a Jaguar já havia sido dada pelo site britânico The Race na semana passada, e foi confirmada na manhã dessa terça-feira (14) pelas duas equipes britânicas.
“Ao longo dos anos, esta equipe tornou-se mais do que uma família para mim e tem sido uma grande parte da minha carreira. Muitos sabem que a equipe e a Fórmula E ressuscitaram minha carreira no automobilismo e, por isso, sou eternamente grato”, comentou Bird.
“Tenho muitas lembranças e grandes momentos, tanto dentro quanto fora da pista, e espero que tenhamos mais algumas em Berlim antes de embarcar para meu próximo capítulo da minha carreira enquanto piloto. Com certeza, vai rolar uma lágrima nos meus olhos na última corrida.”
“Estou muito ansioso por um novo capítulo na minha carreira na Fórmula E com a Jaguar. Acompanhei o crescimento e o progresso da Jaguar na categoria e estou muito orgulhoso por guiar por uma marca tão icônica como essa, com um DNA bem-sucedido e por ingressar em uma lista incrível de pilotos que competiram por ela”, completou Bird.
Ex-piloto da GP2 (atual Fórmula 2) e antigo piloto de testes da Mercedes na F1, Sam Bird participou de todas as provas realizadas pela Fórmula E. Ao todo, tem nove vitórias e 18 pódios em 63 eprix disputados, e é o único piloto que venceu em todas as temporadas da categoria até o momento.
James Barclay, diretor da Panasonic Jaguar Racing, deu as boas vindas para o novo piloto da equipe britânica a partir da sétima temporada:
“Desde o começo da Fórmula E, Sam demonstrou que é um dos melhores pilotos da categoria, e acreditamos que juntos vamos formar uma grande parceria. Em nome de toda a equipe e de todos na Jaguar, gostaríamos de dar as boas-vindas de Sam à família”.
“Com Mitch e Sam, acreditamos que temos uma das duplas de pilotos mais fortes do grid. Com uma concorrência bastante apertada, fica claro que, para ter sucesso na Fórmula E, você precisa de dois pilotos que possam lutar por pódios em todas as corridas. Agora, temos dois vencedores de provas que são capazes de nos permitir lutar pelos títulos dos campeonatos de equipes e de pilotos na próxima temporada”, finalizou Barclay.
Vencedor do primeiro eprix da atual temporada, Sam Bird possui 29 pontos no campeonato, ocupando a 10ª colocação. Seu futuro companheiro de equipe, Mitch Evans, é o vice-líder com 56 pontos, 11 a menos do que o primeiro colocado, o português Antonio Félix da Costa.
A sexta temporada da Fórmula E será retomada no dia 5 de agosto, com seis etapas no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim na Alemanha. Serão seis eprix em nove dias, com três rodadas duplas, cada uma delas com um traçado de pista distinto.