Offline
Alejandro Agag: "Todos os dias do calendário deveria ser o Dia da Terra"
22/04/2020 12:14 em FÓRMULA-E

Por: Rodrigo Nascimento

Com a crise global por conta da pandemia do coronavírus, a humanidade de uma forma geral está sofrendo consequências e mudanças perceptíveis no seu modo de vida. E nesta quarta-feira, 22 de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Terra, o fundador da Fórmula E e da Extreme E, Alejandro Agag, comentou sobre o quanto essa crise reflete no clima do nosso planeta.

A frente de duas categorias que promovem a importância da sustentabilidade tanto nos grandes centros do planeta (como no caso da Fórmula E), como nos lugares mais remotos que já sofrem consequências das mudanças climáticas (caso da Extreme E, que terá início em 2021), Agag acredita que durante a crise da pandemia do COVID-19, a população global pode encontrar uma forma de adotar novos hábitos que não prejudiquem o meio ambiente.

 

“Como a resposta humana resiliente à crise do Covid-19 mostrou, não é tarde demais para fazermos a diferença” declarou Alejandro Agag.

 

“A dramática redução da poluição na China - e em todas as nossas cidades europeias - da suspensão de viagens e fechamento temporário de fábricas mostra que não é tarde demais para mudarmos de rumo coletivamente.”

 

Agag também deixou claro que a evolução tecnológica terá papel importante na redução de emissões de poluentes em todo o planeta, e que promover a mobilidade elétrica é um papel fundamental para a futura geração.

 

“A tecnologia também desempenhará um papel importante na criação de um futuro mais limpo e mais rápido. A evolução tecnológica será essencial para compatibilizar a luta contra as mudanças climáticas com o crescimento econômico sustentável e equilibrado.”

 

“Reduzir as emissões globais por meio da mobilidade elétrica é um exemplo do que a pesquisa tecnológica pode fazer pelo meio ambiente, e é com essa premissa que a ideia do campeonato ABB FIA de Fórmula E foi criada em 2011.”

 

Atualmente, a Fórmula E está em sua sexta temporada, e a cada ano tem atraído mais a atenção das principais montadoras do planeta. Nesta edição do campeonato de carros elétricos, dez montadoras estão presentes no grid, o qual conta com um total de doze equipes.

 

Já o Extreme E, competição off-road que será realizada com SUVs 100% elétricos, terá a sua temporada inaugural realizada em 2021, usando como cenário cinco locais remotos do planeta os quais já estão sendo afetados de alguma forma pela mudança climática, entre outras questões ambientais.

 

“Embora o Covid-19 esteja fresco em nossas mentes, devemos fazer todos os esforços possíveis para garantir que isso não ocorra novamente. Hoje é o Dia da Terra, mas deveria ser todos os dias do calendário. O trabalho deve começar agora”, encerrou Agag.

 

Enquanto não retorna as pistas por conta da paralisação em decorrência da pandemia de coronavírus, a Fórmula E está realizando o Race at Home Challenge, competição de corridas virtuais que será disputada nos próximos oito finais de semana e contará com a presença de todos os pilotos da categoria.

COMENTÁRIOS