Já estão abertas as inscrições para a terceira temporada do Campeonato San Marino, que começará no próximo dia 21 de fevereiro, com a realização da primeira etapa. Para se inscrever, basta acessar o link https://bit.ly/InscriçãoCSM2026 e preencher os dados. Pagamentos realizados até o dia 15 de fevereiro terão desconto de 20% no valor da inscrição, que varia de R$ 340,00 para as categorias Mirim e Cadete a R$ 590,00, para as categorias F4 e X30 (já com o desconto).
As principais novidades neste ano são a ampliação do campeonato para dez etapas, em turno único, e o retorno das categorias X30 e Shifter. Nas duas primeiras edições (2024 e 2025), a competição se consolidou como a mais importante do kartismo profissional do interior paulista, sob supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), e é reconhecida pela estrutura profissional e alto nível técnico, apresentando recordes sucessivos de pilotos inscritos e de público.
Estarão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior, F4 60+, X30 Graduado e X30 Sênior, todas com 10 etapas, além da categoria Shifter, considerada a Fórmula 1 do kartismo, que terá cinco rodadas ao longo do ano, a partir de março.
MUDANÇAS
O regulamento de 2026 também reforça o compromisso esportivo e a valorização da participação. Entre as principais inovações estão a bonificação por presença em etapas, em que cada piloto participante receberá um ponto a mais na classificação geral do campeonato em cada etapa disputada, estimulando a regularidade. Da mesma forma, a ausência do piloto no pódio passa a resultar na perda de um ponto na classificação geral.
Outra novidade é que a tabela de pontos agora alcança até o 30º colocado, ampliando a competitividade em grids cheios. O campeonato será disputado em turno único, com 10 etapas e dois descartes válidos apenas a partir da oitava prova. A categoria Shifter terá formato próprio, com cinco etapas e um descarte a partir da quarta.
Nas etapas finais, pilotos convidados poderão participar, mas sem pontuar no campeonato, preservando a justiça na disputa pelo título. A Grande Final, no dia 7 de novembro, continuará valendo pontuação dobrada, como já ocorreu nas edições anteriores.
PREMIAÇÃO E ESTRUTURA
Haverá premiação com troféus personalizados do 1º ao 5° lugar e ao pole position de cada etapa e também aos cinco primeiros colocados na classificação geral do campeonato.
A edição 2026 mais uma vez vai contar com supervisão, vistoria e diretores de prova da FASP, motores RBC lacrados e sorteados (nas categorias F4 e X30), fiscalização de pneus/combustível/balança, transmissão ao vivo no YouTube do kartódromo simultaneo com a Rádio Giga de todas as etapas, cobertura fotográfica profissional e divulgação na imprensa especializada e regional.
“Chegar à terceira edição do Campeonato San Marino com crescimento, recordes e ainda mais etapas é motivo de muito orgulho para todos nós. Ampliamos o calendário para dez etapas, trouxemos novidades como o retorno da Shifter e mantivemos um padrão técnico e estrutural que hoje é referência no interior paulista. Nosso objetivo é oferecer a pilotos e equipes uma competição cada vez mais profissional, atrativa e valorizada em todas as categorias”, afirma o gestor do Kartódromo San Marino, Paulo Maso.
Calendário Oficial – Temporada 2026
Etapa 1 — 21 de fevereiro
Etapa 2 — 21 de março
Etapa 3 — 18 de abril
Etapa 4 — 09 de maio
Etapa 5 — 06 de junho
Etapa 6 — 11 de julho
Etapa 7 — 08 de agosto
Etapa 8 — 12 de setembro
Etapa 9 — 03 de outubro
Final — 07 de novembro
Calendário da Shifter
Etapa 1 – 21 de março
Etapa 2 – 09 de maio
Etapa 3 – 11 de julho
Etapa 4 – 12 de setembro
Etapa 5 – 07 de novembro
Fonte: PRÁXIS MÍDIA E CONTEÚDO