Offline
Pró-Sangue comemora o Junho Vermelho com uma série de ações de incentivo à doação de sangue
05/06/2023 23:40 em NOVIDADES

Em junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

 

O mês de junho é bem representativo no cenário da doação de sangue no Brasil. É o período em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prestar uma homenagem aos doadores do mundo inteiro, que são fundamentais para dar suporte a diversos procedimentos médicos e hospitalares.

Para dar maior visibilidade à doação de sangue nessa época, foi lançada no estado de São Paulo a campanha Junho Vermelho. O movimento ganhou grande envergadura em todo território brasileiro. Diversas cidades e estados já transformaram o Junho Vermelho em lei, dentre os quais se encontra o Estado de São Paulo que instituiu a Lei nº 16.389 em 15 de março de 2017.

Para comemorar a data, ao longo desse mês, a Pró-Sangue realiza uma série de ações de incentivo à doação de sangue, em parceria com algumas instituições que abraçam a causa. Por ocasião, a instituição divulgará as ações e campanhas ativadas. 

 

Acompanhe pelo site e redes sociais da Pró-Sangue as atualizações.

www.prosangue.sp.gov.br

Instagram: @prosangue

Twitter: @pro_sangue 

 

Serviço – Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. 

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.  

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.  

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para não se ter o risco de perder a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.

 

Fonte: Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

Jornalista responsável: Alex Cronhal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!