Offline
CBA conquista assento da Comissão Internacional de Carros Históricos da FIA
NOVIDADES
Publicado em 04/04/2022

Indicado pelo presidente Giovanni Guerra, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi eleito para o biênio 2022/2023.

 

 

Figura marcante do automobilismo, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi eleito membro titular da Comissão Internacional de Veículos Históricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para o biênio 2022/2023, após indicação de Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

 

Além do cargo na FIA, Paulo "Loco" é presidente da Comissão Nacional de Carros Históricos da CBA e delegado na Comissão Histórica da Confederação Desportiva Automobilística Sul-amaericana (Codasur).

 

“Eu já entrei em contato com a FIA e o próximo passo é úm intercâmbio entre o nosso automobilismo clássico com o que é feito na Europa, até chegarmos ao ponto de levar carros clássicos de corrida para eventos em outros continentes”, explicou.

 

Seu trabalho na presidência da comissão da CBA está voltado a alavancar competições com os carros antigos, que sofreram brusca parada durante a pandemia. “Queremos colocar os carros novamente nas ruas. Esses torneios são mais que corridas, são desfiles”, relatou.

 

A grande dificuldade no momento é conseguir horários nos autódromos, principalmente Interlagos, por conta da volta dos eventos. “Neste primeiro momento, temos o obstáculo da grade de horário, porém, estamos buscando alternativas para fazer o evento junto a outros já programados. Nossa expectativa é fazer de São Paulo um laboratório e levar o evento para outras capitais”, completou. 

 

Crescendo rodeado no mundo do automobilismo, influenciado pelo pai (ex-piloto de testes pela Simca), Paulo ‘Loco’ já foi responsável por uma das maiores coleções de carros antigos do país, com acervo de mais de 300 carros históricos.

 

Atualmente, é piloto da categoria Gold Classic com um protótipo Aldee e bolha do Alfa DTM 155. Além disso, mantém seu trabalho de curadoria com a Família Fittipaldi. É também restaurador e construtor de "recriações" de carros históricos.

 

Nesse último segmento de atuação, seu trabalho mais recente é o Alfa Romeo 159 Bimotor, carro utilizado pelo primeiro campeão mundial de Fórmula 1, o italiano Gulseppe Farina, em 1950.

 

Fonte: CBA-Confederação Brasileira de Automobilismo

Texto: Fran Oliveira

Comentários
Comentário enviado com sucesso!