Offline
PRIMEIRAS VITÓRIAS DA TEMPORADA DO EUROPEU DE KART PARA SLATER E CAMARA
17/05/2021 19:29 em KARTISMO

O primeiro evento do Campeonato Europeu de Karting 2021 da FIA - OK & Junior ofereceu um espetáculo emocionante do início ao fim no circuito de Horensbergdam, na Bélgica. A chuva intermitente do dia anterior foi substituída por bom tempo para as etapas finais, que premiaram Freddie Slater (GBR) na Junior e Rafael Câmara (BRA) em OK.

 

A competição foi acirrada entre os dias 13 a 16 de maio em Genk, onde a pista é famosa por sua seletividade. O clima acrescentou uma dificuldade extra no sábado, com vários aguaceiros breves. Felizmente, o sol apareceu no domingo e as finais foram realizadas em uma pista completamente seca. As batalhas foram excelentes em todos os níveis e o show foi emocionante até o fim.

 

Com a sua alta participação e alto padrão de competitividade, o 2021 FIA Karting European Championship - OK & Junior teve um ótimo começo. Os pneus MG Tires cumpriram bem a sua missão, enquanto a organização muito profissional do evento realçou a imagem do karting internacional. A segunda prova terá lugar dentro de quinze dias na França, no circuito de Aunay-les-Bois.

 

OK: Camara venceu Lindblad na final

As duas últimas provas de qualificação disputadas na manhã de domingo em ambiente seco não alteraram o ranking. Arvid Lindblad (GBR-KR / IAME / MG) confirmou seu domínio adicionando uma quarta vitória à sua pontuação, enquanto Rafael Camara (BRA-KR / IAME / MG) era seu rival mais próximo à frente de Juho Valtanen (FIN-KR / TM Racing / MG), Ariel Elkin (ISR-KR / IAME / MG) e Andrey Zhinov (RUS-Tony Kart / Vortex / MG).

Valtanen e Camara atacam Lindblad na terceira volta da Final. Camara passa para a frente duas voltas depois, enquanto Lindblad recupera a segunda posição. O britânico percebeu desde cedo que não conseguiria travar o brasileiro de forma regular e que precisava garantir o segundo lugar. A batalha estava sendo travada entre seus oponentes. Edoardo Ludovico Villa (ITA-Exprit / Vortex / MG) e Martinius Stenshorne (NOR-Birel ART / TM Racing / MG) marcaram presença, mas foi Nikola Tsolov (BGR-KR / IAME / MG) quem conseguiu acompanhar com os líderes. Lindblad deixou-se ultrapassar e Tsolov conseguiu terminar nas pistas do indiscutível vencedor Camara. No entanto, o esperançoso búlgaro caiu para o 5º lugar após uma penalização por uma carenagem dianteira mal posicionada e Lindblad subiu ao segundo degrau do pódio, seguido por Villa, enquanto Camara triunfou. Os desempenhos dos outros dez primeiros Pilotos, que se atrasaram de várias formas ao longo do fim-de-semana, sugerem que o resto do Campeonato será uma batalha.

Campeonato Europeu de Karting da FIA - Classificação OK após a primeira rodada em Genk:

 

1- Rafael Câmara (BRA) - 34 pontos

2- Arvid Lindblad (GBR) - 30 pontos

4- Juho Valtanen (FIN) - 21 pontos

4- Villa Edoardo Ludovico (ITA) - 19 pontos

5- Nikola Tsolov (BGR) - 16 pontos

 

Junior: Slater conclui com uma grande vitória

 

Na manhã de domingo, três provas de qualificação faltavam ser disputadas na classe júnior em pista seca. Ean Eyckmans (BEL-Kosmic / Vortex / MG), Freddie Slater (GBR-Kosmic / Vortex / MG) e Akshay Bohra (SGP-KR / IAME / MG) foram os respectivos vencedores e terminaram nessa ordem no ranking do Heat.

 

Slater, o atual Campeão Mundial Júnior de Karting da FIA, não largou bem na prova da Final, mas logo conquistou o primeiro lugar na quarta volta. Ele aumentou a distância com o passar das voltas e obteve uma bela vitória, quase 2,5 "à frente de Bohra, enquanto Eyckmans garantiu a 3ª posição contra Alex Powell (JAM-KR / IAME / MG) e Harley Keeble (GBR-Tony Kart / Vortex / MG), três Pilotos que se recuperaram bem.A primeira metade da corrida foi muito animada com frequentes ultrapassagens em todos os níveis e poucos incidentes, com poucas penalidades aplicadas, o que contrastava com o comportamento borbulhante dos Juniores nas etapas anteriores.

 

Campeonato Europeu de Karting da FIA - Classificação dos juniores após a primeira rodada em Genk:

 

1- Freddie Slater (GBR) - 34 pontos

2- Akshay Bohra (SGP) - 28 pontos

3- Ean Eyckmans (BEL) - 26 pontos

4- Alex Powell (JAM) - 15 pontos

5- Luka Sammalisto (FIN) - 15 pontos

 

Encontre os resultados completos da Competição Genk no aplicativo oficial do Campeonato de Karting da FIA para dispositivos móveis iOS e Android e no site www.fiakarting.com.

 

Fonte: CIK/FIA Media

Jornalista responsável: Alex Cronhal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!