Offline
Na Alemanha, Ricardinho Gracia disputa a última etapa do Campeonato Europeu de Kart
10/09/2020 09:56 em KARTISMO

Brasileiro está em Wackersdorf, no sudeste da Alemanha, onde será realizada a terceira e última etapa da mais importante competição europeia da modalidade.

 

A terceira e última etapa do Campeonato Europeu de Kart 2020 das categorias OK e OK Junior será realizada neste fim de semana, entre os dias 11 e 13, no complexo Pro Kart Raceland, em Wackersdorf, Alemanha.

 

Após um atraso no início do calendário da competição em função da pandemia, a competição perdeu uma das etapas e teve as duas primeiras realizadas em Zuera (Espanha) e Sarno (Itália), com uma adesão bem menor do que em anos anteriores, contabilizando 64 pilotos na etapa da Espanha e 56 na etapa italiana, frente aos cerca de 80 participantes da categoria OK em edições anteriores do campeonato.

 

Mas os efeitos da pandemia não tiraram a determinação do biriguiense Ricardinho Gracia em realizar sua segunda temporada completa na Europa e buscar os bons resultados. Competindo como piloto oficial da fábrica italiana IPK, defende as cores da marca de karts Praga e vem evoluindo e conquistando bons resultados.

 

Na Espanha, com pouco conhecimento da pista, fez boas corridas de recuperação e mostrou velocidade ao longo da competição, disputada em agosto. Na segunda etapa, em Sarno, conseguiu evoluir o equipamento e manter um ritmo de corrida muito semelhante ao dos ponteiros. Mesmo tendo sido atrapalhado na tomada de tempos e partindo, nas corridas classificatórias, da parte intermediária do grid, ganhou muitas posições e terminou a competição em 18º lugar. O piloto ocupa agora a 27ª colocação na classificação do campeonato, entre um total de 64 participantes.

 

“Estou muito contente com minha evolução neste ano. Estou aprimorando muito a minha pilotagem e cada vez mais integrado à equipe Praga, e isso está nos permitindo desenvolver cada vez melhor o equipamento, que ainda tem uma defasagem em relação aos dos principais concorrentes.” disse Gracia.

 

A etapa de Wackersdorf tem na programação uma sequência de três treinos livres e o treino classificatório para a formação do grid de largada nesta sexta-feira (11), três corridas classificatórias no sábado (12) e a última corrida classificatória seguida da corrida final, no domingo (13).

 

“Aqui na Europa as competições são muito disputadas. Para se ter uma ideia, o piloto que for 2 décimos de segundo mais lento que o pole-position na classificação ficará mais ou menos na 18ª colocação. Então temos que trabalhar duro, buscar o melhor acerto do kart e ter muita concentração na tomada de tempos e corridas, e é isso que eu irei buscar nesta etapa final.” finalizou Gracia, Campeão Brasileiro de Kart em 2017 e Campeão da Copa Brasil de Kart em 2019.

 

Todos os detalhes da competição, resultados, cronometragem e transmissão online podem ser acompanhados pelo site www.fiakarting.com.

 

Fonte: Motorbiz

Jornalista responsável: Ricardo Favaro

Imagem: Eduard Cartaña

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!