O ano de 2026 já começa intenso e cheio de expectativas para os irmãos Emerick, Miguel e Joaquim (Escola Múltipla / Equipes: Múltipla Racing Team - Speed Racing / Telemetria: Racing Data / Mecânico: Wandel Pereira), representantes do kartismo capixaba, que dão a largada em mais uma temporada repleta de desafios, aprendizados e novos passos importantes na carreira esportiva.
Desde o início da semana, a dupla está em São Paulo, onde cumpre uma intensa agenda de treinos, ajustes técnicos e preparação física, mirando um calendário que promete ser um dos mais movimentados desde que iniciaram no automobilismo sobre quatro rodas, no ano passado.
O planejamento para a temporada traz muitas novidades para os irmãos Emerick. Além da sequência de campeonatos nacionais e regionais, o programa inclui mudanças de categorias e até compromissos internacionais, ampliando a experiência e o repertório competitivo dos capixabas.
Miguel Emerick deixa a fila do estreantes segue por mais um ano na categoria Mirim, agora entre os pilotos mais experientes. No entanto, ele já começou a dar passos importantes pensando no futuro. O piloto vem realizando treinos na Mini, ganhando adaptação e quilometragem, para o momento em que tiver idade para subir oficialmente de categoria.
“Eu quero que 2026 seja melhor do que foi em 2025. Quero ganhar corridas, brigar por títulos e aprender bastante. Estou treinando muito para isso na Mini também, e com o kart do campeão brasileiro, do Rafinha Guimarães”, contou Miguel.
Joaquim Emerick, por sua vez, chega a 2026 credenciado por um resultado de destaque. Campeão da Copa São Paulo Light de Kart na categoria Cadete Rookie, ele seguirá competindo tanto na Cadete quanto na Mini, buscando melhores resultados e novas conquistas ao longo do ano.
O grande destaque do calendário de Joaquim será o primeiro desafio internacional da carreira. Em fevereiro, o piloto disputará o WSK Euro Series, no Circuito Internacional de Viterbo, entre os dias 11 e 14, marcando sua estreia em competições fora do Brasil.
A experiência europeia não para por aí. O cronograma internacional ainda prevê etapas em abril, em Lonato, e em julho, em San Martino del Lago, todas na Itália, ampliando o contato do capixaba com pistas tradicionais do kartismo mundial.
Durante a temporada europeia, Joaquim irá pilotar equipamentos da KR (Kart Republic), sob a supervisão de Gilberto Medina, agregando conhecimento técnico e convivência com um ambiente de alto nível competitivo.
“Vai ser um ano de muitas novidades para mim e para aprender muito. Estou muito feliz com tudo o que vem por aí”, destacou Joaquim.
A semana dos irmãos Emerick em São Paulo será encerrada na noite desta sexta-feira (23), quando participam da cerimônia de premiação da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, celebrando conquistas recentes e abrindo oficialmente mais um capítulo na trajetória da dupla capixaba.
Texto por Kako Marques / KM Com Assessoria