Após um treino no sábado, 10, sob chuva e já no escuro da noite, no domingo, 11, Dia das Mães, foram intensamente disputadas a tomada de tempos, as baterias eliminatórias, a repescagem e as corridas finais das categorias Kids e Júnior da terceira edição da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, realizada pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) no circuito oficial do Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP).
Venceram Isabelly Melnisky na Kids e Lara Kraft na Júnior, ambas de São Paulo. Cada uma foi premiada com o valor de R$ 30 mil, para serem aplicados exclusivamente em investimentos em suas carreiras de pilotas. Com a ausência de Letícia Pagy Pereira (RJ), participaram da competição 31 das 32 kartistas selecionadas entre 82 inscritas, vindas de Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e do Chile.
“Estou muito feliz. Estava focada ao extremo. Foi um dia muito especial para mim. Eu torcia muito por essa vitória. Foi uma honra largar em primeiro lugar e vencer. Minha preparação foi muito mental, com muitos treinos e muita dedicação”, diz Isabelly, que largou da pole position da categoria Kids, e disputou a Seletiva de Kart pela terceira vez.
Largando na segunda posição na Júnior, Lara participou da competição pela segunda vez: “Para vencer, eu pensei muito na minha estratégia de corrida. Foi uma felicidade poder estar na Seletiva de Kart. Vou investir muito na minha carreira. Eu espero poder evoluir muito com esse prêmio. E não é só o dinheiro, o valor do prêmio, tem a conquista, a autorealização”.
Instabilidade - Marcada pela chuva que caiu no fim da tarde de sábado em Aldeia da Serra, a Seletiva de Kart 2025 ofereceu oportunidade de experiências inéditas a várias das kartistas selecionadas que ainda não tinham experimentado andar nessa condição e à noite, com o treino de sábado realizado às 18h, já no escuro.
Um fator que chamou a atenção foi a performance consistente das pilotas, que correram com karts iguais e sorteados, e a intensa disputa entre elas, decorrente de níveis bastante parelhos de desempenho. Bia Figueiredo, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA, faz um balanço positivo da terceira FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) Seletiva de Kart, que envolveu a colaboração de muitas voluntárias em diversas áreas para sua realização.
Felizes- “Foram mais de três meses de trabalho na promoção, na organização com o kartódromo Aldeia da Serra, na integração com o time de mecânicos de lá, na equalização dos karts, em uma longa preparação. Tivemos mudanças nas categorias, na premiação e no evento, que envolve muitas variáveis, e anotamos sugestões para o futuro. Estou muito feliz pelo nível de competitividade que as kartistas demonstraram, com performances muito parecidas. E quero agradecer a todo mundo que nos ajudou, ao nosso grande time de voluntárias, e aos nossos parceiros e patrocinadores” diz Bia, representante do Brasil no FIA Girls on Track desde 2021.
A engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR responsável pela coordenação das competidoras, lembra o propósito maior desta e de todas as outras ações da CFA com o selo FIA Girls on Track Brasil: “Fazer essa Seletiva de Kart foi desafiador, como sempre. Conseguimos realizá-la com sucesso. Estou feliz. As campeãs são pilotas bem ativas no kartismo nacional e esperamos que os prêmios ajudem no desenvolvimento das carreiras delas. É mais um passo no nosso trabalho de incentivar e apoiar a presença das mulheres em todas as áreas do automobilismo”.
Patrocínio e apoio – Com patrocínio da Porto, a FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) Seletiva de Kart é uma realização da CBA, do BRB e do FIA Grant Sport, promovida pela CFA, com organização da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e sob supervisão da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Classificação final da FIA GOT BR Seletiva de Kart 2025
Kids
1ª Isabelly Melniski Ferreira, SP
2ª Marina Brandão, GO
3ª Tandara Cristine de Castro, SP
4ª Manuella Bernardelli, SC
5ª Isabela Alves de Lima, SP
6ª Moany Camilly Boll, SC
7ª Maria Luiza Ribeiro, SP
8ª Ana Clara Nogueira Barbosa, SP
Júnior
1ª Lara Migray Kraft, SP
2ª Gabriela Kayahara Manzato, SP
3ª Maria Luiza Bedin, SC
4ª Anna Luiza dos Santos Pimpão, SP
5ª Yasmin Maria Weiss, PR
6ª Anna Paula Nury Martins, SC
7ª Juliana Akemi Fuzimotto, SP
8ª Pyetra Leão, SP