Prova no Autódromo de Interlagos, de 2 a 4 de agosto, requer um equipamento equilibrado e muita precisão dos competidores em busca dos 86 pontos na etapa inicial do torneio
A garantia é de muita velocidade e emoção, componentes que acompanham a categoria, no próximo encontro marcado para os dias 2 e 4 de agosto, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na Capital Paulista, quando acontece a primeira etapa da quinta edição do Special Edition, válido para a quinta etapa do calendário 2024.
Nas etapas especiais, serão seis corridas ao todo, três corridas por final de semana. O sistema de classificação segue regulamento com formato diferenciado e regras exclusivas, com um único treino classificatório, onde as duas primeiras corridas são classificatórias para a grande final.
As oito etapas que compõem o calendário da competição estão divididas em duas séries: seis etapas do campeonato brasileiro e duas para o campeonato do Special Edition. Os pilotos podem acelerar sozinhos ou em duplas por carro - Chevrolet Camaro ou Ford Mustang -, cada qual em sua respectiva classe (NASCAR Brasil e Challenge). Portanto, são 18 corridas para a conquista dos títulos Overall, Brasil, Special Edition e Rookie Of The Year.
Sistema de classificação e pontuação
O treino classificatório terá duas voltas lançadas, que formará os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolheu se mantiver na pole na Corrida 1, largará na décima posição no certame seguinte; por outro lado, se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo as regras do regulamento do torneio.
A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos, só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.
Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da NASCAR Brasil - Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação. Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já para a corrida 1 e 2, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.
As duas primeiras corridas terão duração de 23 minutos e mais uma volta e a terceira corrida 25 minutos e mais uma volta. A cerimônia de premiação será do 1º ao 5º em ambas categorias.
A NASCAR Brasil Series conta com apoio da Chevrolet, Maxon oil, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa.
Confira os locais e datas da NASCAR Brasil 2024:
Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)
Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR) #nightchallenge
Etapa 4 – 16 de Junho – Potenza (MG) #inverserace
Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP) *
Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR) #100miles
Etapa 7 – 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint
Etapa 8 – 17 de novembro – A confirmar #ovaltrack*
* Special Edition
Siga-nos também nas redes sociais:
Instagram: @NASCARBrasil
Youtube: @NASCARBrasil
Facebook: @NASCARBrasil
Twitter: @NASCARBrasil
Tik Tok: @NASCARBrasil
.
Fonte: Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa
SIG Comunicação – sig@sigcomunicacao.com.br
Texto: Silvana Grezzana Santos
Imagem: Luciano Santos/SiGCom