Offline
Dakar: Lucas Moraes assume a vice-liderança
DAKAR
Publicado em 10/01/2023

Estreante vai representando o país de forma inédita na maior competição do mundo

 

Lucas Moraes segue realizando uma campanha inédita para um piloto brasileiro no Rally Dakar, a maior e mais difícil prova do gênero no mundo, disputada na Arábia Saudita. Nesta terça-feira (10), durante a nona etapa, o ainda estreante Moraes assumiu a vice-liderança geral da corrida, novamente atraindo os olhares de todo o mundo do off-road para um desempenho que vem surpreendendo a equipe belga Overdrive Racing. Depois de 3.614km de especiais, Lucas está atrás apenas do atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que também compete com um Toyota GR DKR Hilux, mas sob a bandeira da equipe oficial da fábrica japonesa.

A etapa desta terça-feira foi composta por 358km de especiais – trechos cronometrados onde acontece a competição – entre Riad e Haradh. O brasileiro, que conta com a navegação do alemão Timo Gottschalk, terminou na 10ª posição entre os 73 carros inscritos, em dia vencido pelo multicampeão de rally, o francês Sébastien Loeb (Prodrive Hunter T1+). Moraes disse que ficou surpreso com o nível de perigo no início do trajeto e, depois, teve que controlar o carro em um longo trecho de alta velocidade marcado por vários saltos.

 

Acidentes – “Essa foi mais uma especial dura. O Dakar continua me surpreendendo”, comentou o piloto, que é atleta do projeto global Red Bull e no Brasil conta com o apoio da SpeedMax Pneus. “No começo, as dunas foram bem perigosas. Tivemos acidentes importantes de competidores bem experientes e rápidos. O Carlos Sainz (Audi RS Q e-tron) “varou” uma duna e capotou. O Henk Lategan (Toyota GR DKR Hilux) fez o mesmo e destruiu a suspensão. Então foi mesmo perigoso para todo mundo”, resumiu.

“Por isso nós fomos administrando um pouco o ritmo. Tivemos um trecho longo com muitos bumps (saltos), que desequilibravam muito a traseira e isso me preocupou bastante naquele momento. Mas fizemos a nossa parte e entregamos o carro inteiro para a equipe novamente. Então a nossa estratégia está dando certo e vamos continuar na mesma pegada”, completou.

 

Apoio dos amigos – Moraes também falou do momento que está vivendo no Dakar. “Primeiro, só o fato de estar aqui já é a realização de um sonho. Fui criado entre praticantes de rally, tenho muitos amigos nesse meio. E eles estão me dando muito apoio com mensagens positivas e muitas dicas também. Quem me conhece sabe que eu nunca imaginei estar nessa posição em um Dakar. Isso aqui é demais”, contou.

“Mas temos ainda cinco dias pela frente. Serão cinco dias de dunas em um deserto enorme e famoso aqui no Oriente Médio, o Empty Quarter, e tudo indica que vai ser muito difícil. Como é a minha primeira vez, sigo mantendo respeito máximo pela prova. E agora ainda mais”, finalizou.

 

Confira os resultados:

 

9ª Especial, 346km, entre Riad e Haradh

1. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 3h7min24s

2. Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +57s

3. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +2min8s

4. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +5min11s

5. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +7min38s

6. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +8min23s

7. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +8min55s

8. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +8min58s

9. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +10min8s

10. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +10min33s

 

Classificação geral após nove especiais

1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 34h19min20s

2. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h21min57s

3. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h43min8s

4. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h46min23s

5. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h4min17s

6. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h25min51s

7. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +2h45min36s

8. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +2h48min6s

9. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +3h32min15s

10. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +3h52min52s

 

45ª Edição do Rally Dakar

8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km

(Data / locais / total do dia / especial)

Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km

01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km

02/01 – Sea Camp –> Al-'Ula – 590 km / 431 km

03/01 – Al-'Ula –> Ha'il – 669 km / 447 km

04/01 – Ha'il –> Ha'il – 573 km / 425 km

05/01 – Ha'il –> Riad – 646 km / 375 km

06/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 861 km / 333 km

07/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 639 km / 472 km

08/01 – Al-Dawadimi –> Riad – 722.41 km / 407 km

09/01 – Descanso – Riad

10/01 – Riad –> Haradh – 710 km / 346 km

11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km

12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km

13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km

14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km

15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 km

 

Veículos e Categorias

Carros: 73

Motos: 125

Quadriciclos: 19

Protótipos Leves: 47

UTVs: 46

Caminhões: 56

Clássicos: 89

Total: 455 veículos

 

 

Texto: Rodolpho Siqueira / Gabriel Lima / Estela Craveiro

Imagem: Kin Marcin/ Redbull

Comentários
Comentário enviado com sucesso!