Offline
Stock Car fará etapa inédita na história do automobilismo
15/12/2021 17:57 em TURISMO

Pela primeira vez, uma corrida acontecerá em um aeroporto comercial no Brasil.

Após dez anos, o automobilismo volta ao Rio de Janeiro

 

A Stock Car Pro Series irá inaugurar em 2022 um tipo de circuito que poucas categorias em todo o mundo foram capazes de frequentar. O maior campeonato automobilístico do Brasil marcou para o dia 10 de abril a primeira corrida em um aeroporto comercial na história do esporte nacional. A prova será disputada em uma pista a ser montada no Aeroporto Internacional RIOGaleão Tom Jobim, situado na Ilha do Governador, na capital fluminense. O evento contará com uma etapa da Stock Series, categoria de acesso da Stock Car. A iniciativa marca também as comemorações dos 70 anos do RIOGaleão, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952. O anúncio da realização da corrida foi realizado nesta quarta-feira (15), no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.

"O Rio de Janeiro passa por um tempo de retomada após um período de perdas. Isso hoje é transformado em retomada, principalmente da credibilidade. Grandes empresas e empresários voltaram a nos procurar para investir aqui. O trabalho da nossa gestão está dando resultados históricos. O Rio de Janeiro tem esse apelo emocional de que todos querem vê-lo bem. Quando ouvimos de um piloto, como o Cacá Bueno, que tem mercado em qualquer lugar no mundo, dizer que acredita no estado, sabemos que estamos no caminho certo", disse o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

 

Momento histórico – “Há um sentimento de grande orgulho em todos os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo para o ano que vem, isso vai dos pilotos aos engenheiros, mecânicos e patrocinadores. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

“Um aeroporto comercial possui uma complexidade logística muito especial. Some-se a isso a complexidade natural de se realizar uma corrida fora de um autódromo, onde todas as instalações e pista já existem, e então você começa a entender o tamanho do desafio. Por isso é importante agradecer e destacar o papel do Governo do Estado, Aeroporto RIOGaleão, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Infraero, além da Naturgy e Light, que são os patrocinadores da prova”, completou Julianelli. “Queremos deixar um grande legado, o retorno em definitivo, do automobilismo no Rio de Janeiro”, acrescenta Márcia Dias, CEO da Buenos Dias, parceira da Vicar na implantação da prova.

“A Naturgy acredita que esta parceria contribuirá para a economia e a retomada do estado do Rio de Janeiro, tão prejudicada pela pandemia, gerando empregos e estimulando o turismo e serviços”, comenta Fernanda Amaral, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Naturgy.

“Participar deste grande evento é uma forma da Light contribuir com o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e fomentar o caráter cosmopolita e turístico da cidade, que tem por natureza produzir e consumir projetos esportivos e culturais. Eventos como estes têm potencial para atrair investimentos para o Rio e dialogam com a Light que estamos construindo, uma empresa cada vez mais forte e parceira da população carioca e fluminense”, ressalta Giovanna Curty, Gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa.

 

Mais eventos no Rio – O RIOGaleão é um aeroporto carioca de padrão internacional que deixou de ser apenas um local de chegadas e partidas, passando a desenvolver a captação e recepção de grandes eventos para o Rio de Janeiro. A concessionária que gere o aeroporto transformará a sua pista comercial 10/28, considerada a maior do Brasil, em um autódromo para receber a Stock Car Pro Series, sem causar qualquer impacto na operação do terminal durante a realização da prova.

“O Rio de Janeiro é a porta de entrada do turismo para o Brasil, tendo se destacado como um excelente anfitrião para grandes eventos. A cidade tem um grande potencial turístico e econômico, e é a segunda região metropolitana do país. Todos esses fatores apontam para uma grande oportunidade para a capital fluminense. Por isso, estamos muitos felizes por unir forças com o Governo do Estado e demais parceiros para implementar estratégias de retomada econômica da nossa cidade”, afirma Alexandre Monteiro, presidente da RIOGaleão.

 

História: Capital da Stock Car – O Estado do Rio de Janeiro é sede de algumas das principais equipes da história da categoria, a ponto de Petrópolis já ter sido carinhosamente chamada de “capital da Stock Car”. Dono de cinco títulos e maior campeão em atividade, o carioca Cacá Bueno é um personagem que virou sinônimo de Stock Car. Além disso, a cidade do Rio também já sediou 42 provas da categoria, desde seu surgimento, em 1979. A capital fluminense foi ainda palco da estreia da famosa Corrida do Milhão, realizada no ano de 2008, em Jacarepaguá.

Mesmo assim o GP Galeão Rio 2022 marcará a volta da Stock Car Pro Series à capital fluminense após quase uma década: a última etapa disputada lá aconteceu no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no dia 15 de julho de 2012. A vitória, pole e melhor volta foram registradas por Allam Khodair, piloto que ainda disputa a Stock Car. O maior vencedor do GP carioca é Ingo Hoffmann, com oito primeiros lugares. Entre os competidores em atividade, Cacá Bueno lidera, com três vitórias.

 

Corridas famosas – A Fórmula 1 e a Fórmula Indy realizaram corridas famosas em aeroportos. A base aérea da pequena cidade austríaca de Zeltweg entrou para o panteão dos circuitos lendários com provas de F-1 entre 1963 e 1968. A F-Indy marcou época com o traçado do Burke Lakefront Airport, em Cleveland (EUA), entre 1982 e 2007. Depois vieram as provas no aeroporto de Edmonton, Canadá (2005 a 2012).

Atualmente a categoria utiliza como reta dos boxes em seu traçado de São Petersburgo (EUA) uma das pistas de pouso e decolagem de um pequeno aeroporto local, o Albert Whitted Airport. Outra prova famosa na atualidade acontece no histórico Aeroporto de Tempelhof, na cidade alemã de Berlim, que atualmente sedia corridas da Fórmula E. Além gerar opções de traçado interessantes, o local foi também utilizado como abrigo durante a 2ª Guerra Mundial e é candidato a entrar na lista de patrimônios históricos da humanidade mantida pela Unesco.

 

Confira o vídeo de lançamento do GP Galeão Rio 2022

 

 

Texto: Rodolpho Siqueira

Imagem: Duda Bairros

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!