Neste último fim de semana (11/12/2021) foi realizada a 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart no Kartódromo Internacional Beto Carrero, na cidade de Penha, SC.
Com os pilotos das categorias do grupo 1 entrando na pista desde o meio da semana, a categoria estreante no certame nacional, a tomada de tempo e corridas classificatórias iniciaram na sexta-feira (10) para a F4 Júnior.
O piloto Enzo Orestes (Leite Fazenda Bela Vista / Café Evolutto / Léo Madeiras / Petrolub), também estreava em Campeonato Brasileiro já credenciado com a terceira colocação na Copa Brasil de Kart 2021.
Aproveitando os treinos livres pra conhecer bem o traçada catarinense, Enzo ainda não conseguia desenvolver uma velocidade satisfatória, onde começaram a aparecer os primeiros problemas.
A equipe AS Racing identificou uma desregulagem no alinhamento do #kart13, mas mesmo após os ajustes realizados e Enzo se esforçando ao máximo, os tempos ainda não eram os esperados.
Após a segunda corrida classificatória, foi identificada fadiga no chassi Thunder, utilizado desde o início da temporada, causando total desequilíbrio ficando impossível manter o alinhamento em razão de estar muito flexível em toda a estrutura. A solução viável foi a troca do chassi, que mesmo assim prejudicou totalmente o desempenho do piloto que teve de utilizar um chassi que foi novamente formatado para a corrida fazendo Enzo partir do zero.
“A equipe havia demorado em me soltar para a tomada de tempo, mesmo reclamando de que havia algo errado com o chassi, a embreagem também não estava 100% desde os primeiros treinos e ainda tive que descobrir como pilotar um chassi acertado minutos antes da última classificatória, um pouco difícil obter resultado nessas condições”, declarou o piloto representante da Federação Mineira de Automobilismo.
Largando na P22 para a corrida final, Enzo chegou a fazer várias ultrapassagens e a andar no meio do pelotão demonstrando uma rápida adaptação ao chassi novo, porém a embreagem voltou a apresentar o mesmo problema desde as classificatórias.
Com a perda de rendimento do motor, o #kart13 foi perdendo as posições conquistadas e com muita habilidade fechou na P19.
“A embreagem estava tão ruim que quase não consigo levar o kart até a balança. Apesar de todas as minha reclamações, não entendi porque não trocaram todo o conjunto”, finalizou Enzo.
O atual Campeão Mineiro de Kart agora segue para o merecido descanso fechando a temporada 2021 na P19 figurando no Top20 no kartismo nacional.
O piloto Enzo Orestes contou com a preparação da AS Racing Kart e tem os apoios de Leite Fazenda Bela Vista / Café Evolutto / Léo Madeiras / Petrolub.
Siga Enzo Orestes nas redes sociais em:
www.instagram.com/enzoorestes_13
www.facebook.com/enzo.orestes
Jornalista responsável: Alex Cronhal DRT 46.219
Imagens: Eni Alves