Offline
CAMPEONATO MUNDIAL DE KARTING KZ, SUPERCOPA INTERNACIONAL KZ2 E FINAL DO TROFÉU ACADEMY MOVIMENTAM A SUÉCIA.
31/08/2021 08:32 em KARTISMO

A Suécia está preparada para sediar um dos dois eventos mundiais da temporada de Karting da FIA no circuito de Kristianstad pela terceira vez. Assim como há cinco anos, o Campeonato Mundial de Karting da FIA - KZ, a Supercopa Internacional de Karting da FIA - KZ2 e a competição final do Troféu da Academia de Karting da FIA acontecerão no 1221m Åsum Ring de 3 a 5 de setembro de 2021. Três campeões de Karting da FIA serão conhecidos após três dias de corrida intensa.

 

Kristianstad Kart Klubb é conhecido por sua paixão pelas corridas e pela qualidade de sua organização. A reputação sueca de hospitalidade não está perdida. Desde 2014, quando uma competição CIK-FIA veio pela primeira vez ao local, a infraestrutura continuou a se desenvolver. Ligeiramente modificado em 2017 para melhorar a segurança, o Anel Åsum oferece uma configuração muito apreciada pelos competidores para corridas seletivas e espetaculares. Até o último momento, o clima vai adicionar um elemento de incerteza ao evento, já que a localização próxima ao Mar Báltico pode causar mudanças rápidas. As três categorias do programa registraram um total de 180 inscrições de 53 nações em cinco continentes.

A edição de 2021 do Campeonato do Mundo FIA Karting - KZ parece ser um ano muito bom. Com certeza estarão presentes os campeões de 2020 e 2019 Jérémy Iglesias (FRA) e Marijn Kremers (NLD), junto com outros pilotos conhecidos como Pedro Hiltbrand (ESP), OK World Champion e vencedor do CIK-FIA KZ2 International Super Cup em Kristianstad em 2016, ou Jorrit Pex (NLD), campeão mundial KZ em 2015. Recém-campeão europeu KZ Riccardo Longhi (ITA) e campeão OK Andrea Kimi Antonelli (ITA), bem como vencedor da Supercopa Internacional KZ2 2019, Émilien Denner (FRA ) também estará entre os candidatos ao título em 2021. Bas Lammers (NLD) conseguiu encontrar uma boa direção para a ocasião, enquanto seu ex-companheiro de equipe Anthony Abbasse (FRA) vai sair de sua aposentadoria precoce para voltar a correr em alto nível. O ex-piloto de F1 Jaime Alguersuari (ESP) queria voltar ao karting depois de uma longa pausa: ele realmente terminou em nono no Campeonato Mundial KZ em 2013. Dos 28 participantes, mais de um terço tem potencial para ganhar o título este ano, o que diz muito sobre a intensidade da batalha esportiva pela frente.

 

Com 101 inscrições, o campo da Supercopa Internacional de Karting da FIA - KZ2 inclui muitos dos participantes do recente Campeonato Europeu, notadamente o top 25. Na ausência da vencedora de 2020 Simone Cunati (ITA), é fácil imaginar que o duelo será retomada entre o italiano Giacomo Pollini e o holandês Senna Van Walstijn. Outros também estarão lá com recursos importantes para almejar a vitória. Laurens Van Hoepen (NLD), Paavo Tonteri (FIN), Hubert Petit (FRA), Giuseppe Palomba (ITA) em segundo no ano passado, o duas vezes campeão mundial OK Lorenzo Travisanutto (ITA), Leonardo Marseglia (ITA) em quarto em 2020, Arthur Carbonnel (FRA) e Danilo Albanese (ITA) quinto no ano passado, são alguns dos prováveis ​​favoritos da competição. Teremos também de acompanhar a evolução de Juho Valtanen (FIN), Jean Nomblot (FRA), Alessio Piccini (ITA), Alexander Schmitz (DEU), bem como dos estreantes Jamie Day (ARE) e Kris Haanen (NLD). Depois do importante treino de qualificação, as numerosas mangas de qualificação serão cruciais na seleção dos 36 finalistas que poderão disputar a Copa.

Os pilotos do Troféu FIA Karting Academy estão prestes a travar sua última batalha da temporada ao volante de seus karts one-make (Exprit / Vortex / MG). A batalha pelo título não tem sido tão aberta com dois vencedores diferentes, Reno Francot (NLD) e Maciej Gladysz (POL), bem como uma forte renovação na frente. Diante dos intensos confrontos esportivos que animaram os dois primeiros eventos na Alemanha e na Itália, a competição final na Suécia promete ser espetacular. De acordo com as posições atuais e tendo em conta o pior resultado das mangas e a pior final, uma dezena de candidatos pode, teoricamente, ganhar o Troféu. Gladysz e Francot são, no entanto, os favoritos lógicos, com Salim Hanna (COL), Oleksander Bondarev (UKR), Riccardo Ianniello (ITA) e Yevan David (LKA) como outsiders. Dito isso, vencer a final de Kristianstad é a meta de um número maior de pilotos.

 

Classificação provisória do Troféu 2021 da FIA Karting Academy antes da rodada final em Kristianstad.

 

1- Maciej Gladysz (POL) 46 pontos

2- Reno Francot (NLD) 38 pontos

3- Oleksander Bondarev (UKR) 33 pontos

4- Yevan David (LKA) 31 pontos

5- Riccardo Ianniello (ITA) 28 pontos

 

Programa provisório para o evento de Kristianstad

 

Sexta-feira, 3 de setembro

08:45 - 16:00: Treino Livre

16h15 - 17h55: Treino de qualificação

 

Sábado, 4 de setembro

08:45 - 10:10: Aquecimento

10h15 - 17h10: Eliminatórias de qualificação

 

Domingo, 5 de setembro

08:45 - 10:10: Aquecimento

10,15 - 12,10: Eliminatórias de qualificação

13h10 - 16h05: finais

 

O evento de Kristianstad pode ser acompanhado no aplicativo oficial do Campeonato de Karting da FIA para dispositivos móveis e no site.

 

 

Fonte: FIA Karting

Jornalista responsável: Alex Cronhal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!