Offline
Brasileiro André Negrão é vice-campeão mundial de Endurance
16/11/2022 07:53 em ENDURANCE

Piloto da Alpine Elf Team vê domínio da Toyota em última etapa do ano e frisa competividade: “Fizemos uma temporada incrível”

 

A decisão do título do Mundial de Endurance neste sábado (12), nas 8 Horas do Bahrein, consagrou André Negrão – ao lado de seus companheiros franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere – como vice-campeão da classe principal do campeonato, a Hypercar. O resultado é o melhor de Negrão na divisão principal, superando seu terceiro lugar no ano passado.

Apesar do equilíbrio mostrado nos treinos livres, o trio do #36 da Alpine Elf Team não teve como brigar com os carros da Toyota, que dispararam na frente mesmo após Lapierre ter tentado dificultar a vida para os modelos japoneses no início da prova.

A vitória no Bahrein ficou com o time do Toyota #7, conduzido pelo britânico Mike Conway, o japonês Kamui Kobayashi e o argentino Jose Maria Lopez, que terminaram o campeonato na terceira posição. O segundo lugar na corrida ficou com o Toyota #8, pilotado pelo neozelandês Brendon Hartley, o japonês Ryo Hirakawa e o suíço Sebastien Buemi. Com o resultado, o trio, que chegou ao Bahrein empatado com a tripulação da Alpine na liderança da competição, conquistou o título do Mundial.

 

*Pit stops foram decisivos –* Os vice-campeões Negrão, Lapierre e Vaxiviere lideraram o campeonato desde o início e só perderam o primeiro lugar justamente na última etapa. “Nós fizemos uma temporada incrível. E fizemos tudo o que era possível hoje também, mas simplesmente não tivemos o ritmo para acompanhar os carros híbridos e tração 4x4”, resumiu o brasileiro, citando a desvantagem que obrigou seu Alpine a fazer nove pit stops de reabastecimento e tropa de pneus, enquanto os Toyota precisaram de apenas sete.

“Ficou claro desde o início que os Toyota estavam muito mais velozes e tinham uma vantagem estratégica com os pit stops. E então ficamos em uma posição de esperar por alguma eventualidade, o que acabou por não acontecer. Logicamente que sonhávamos com o título, porque lideramos o campeonato inteiro e só perdemos a ponta agora, no fim, mas não havia nada que pudéssemos fazer. Terminamos o campeonato de cabeça erguida”, concluiu.

Campeão da classe LMP2 do Mundial de Endurance na temporada 2018-2019 – na qual garantiu duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em sua classe – André Negrão terminou seu quinto campeonato na categoria. Ele soma duas vitórias na classe geral – ambas conquistadas neste ano nos 1000 km de Sebring e nas 6 Horas de Monza – e mais três na LMP2.

O trio da Alpine terminou a temporada com 144 pontos, apenas cinco a menos que os campeões Buemi, Hartley e Hirakawa. O Toyota vencedor de hoje, do trio Conway, Kobayashi e Lopez somou 133 pontos na terceira colocação do Mundial.

 

Texto: Rodolpho Siqueira

Imagem: João Filipe/DPPI

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!