Offline
F-Ford Festival: Chuva cancela Final em Brands Hatch, mas Cadu Bonini celebra 12º lugar entre os mais de 80 pilotos em sua estreia nos monopostos
24/10/2022 10:40 em FÓRMULA

Brasileiro de apenas 16 anos chegou à Final sem passar por nenhuma repescagem e mostrou rápida adaptação ao carro na disputa do tradicional festival inglês

 

Uma ótima estreia para o brasileiro Cadu Bonini, de 16 anos, nos monopostos. Neste domingo (23), o jovem piloto encerrou sua participação no tradicional Fórmula Ford Festival, que chegou a sua 51ª edição, e foi realizado no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra.

 

Com mais de 80 pilotos no grid, Cadu – que correu com o carro #333 da equipe Kevin Mills - esteve sempre entre os melhores de seu grupo nas tomadas e baterias. Foi o 10º na Semifinal deste domingo e, largando de 19º, já estava muito perto do Top-10, na quarta volta da disputa, quando a prova foi interrompida com bandeira vermelha, em virtude da forte chuva, que caiu sob o circuito.

 

Após alguns minutos, a direção de prova anunciou que a corrida não seria retomada, valendo o resultado de duas voltas de disputas, com Cadu finalizando em 12º lugar. A vitória ficou com o norte-americano Max Esterson.

 

No sábado, durante a tomada de tempos, Bonini fez o quinto melhor tempo de seu grupo, que contou com 20 carros. O brasileiro, no entanto, acabou perdendo sua melhor volta, em virtude de uma bandeira amarela acionada justamente no momento que fez o seu melhor giro.

 

Com isso, Bonini ficou em nono no grid de sua bateria. Durante a corrida, o brasileiro teve boas disputas e cruzou a linha de chegada em sexto lugar, o que lhe colocou diretamente em uma das Semifinais.

 

Neste domingo, Bonini partiu de 11º na Semifinal 1, que contou com 30 carros, e cruzou a linha de chegada em décimo. E passou novamente direto para a Final.

 

O brasileiro largou muito bem na decisão, pulando de 19º para 12º. Não fosse a bandeira vermelha, as chances de estar na frente seriam muito grandes.

 

“Como piloto, claro que eu sempre quero vencer. Mas devo admitir que posso considerar uma grande vitória o que conseguimos aqui. Todos da equipe e o Roberto Pupo Moreno me disseram que se eu chegasse na Final já seria um grande mérito. E conseguimos concluir essas etapas e metas, sem precisar participar de nenhuma repescagem”, destacou Cadu, que tem sua carreira gerenciada por Moreno, um dos grandes nomes da Fórmula 1 e Fórmula Indy e que já foi campeão do Festival em 1980.

 

“Infelizmente, tivemos um pequeno problema na tomada de tempos no sábado e não conseguimos fazer muitas voltas boas. Quando fiz uma volta razoável, para me manter ali na frente, acabou que ela foi cancelada. Iria largar de quinto e tive de largar de nono. Mas conseguimos salvar um sexto lugar na corrida”, lembrou o brasileiro.

 

“Na Semifinal, por ter terminado em sexto, larguei de 11º. A prova foi disputada na chuva e nosso carro não estava com um acerto muito bom para essas condições. Faltou velocidade e cheguei em décimo”, continuou.

 

“Com esse resultado, tive de largar de 19º no Final, mas já estávamos lá, que era um grande avanço. Na corrida, nosso carro estava muito bem acertado. Estava andando no ritmo dos Top-5 e, com certeza, teríamos chances de chegar entre os primeiros, mas infelizmente a corrida acabou sendo cancelada na terceira volta por conta da chuva”, lamentou.

 

“Em duas voltas, saímos de 19º e terminamos em 12º. Então, foi muito bom. Fiz muitas ultrapassagens e, com certeza, conseguiria estar mais à frente. Mas, no geral, estou muito feliz. Foi uma experiência incrível, vou levar muito conhecimento, tanto para minha vida profissional quanto fora das pistas. Conheci grandes pessoas, aprendei muito e espero conseguir estar de volta no ano que vem. Se fizermos a temporada completa aqui, acredito que temos boas chances de brigar pela vitória”, ressaltou.

 

“Mesmo sendo meu primeiro contato com um monoposto foi um ótimo resultado. Consegui mostrar meu potencial, minha rápida adaptação ao carro e também queria agradecer a todos que torceram por mim no Brasil, a minha família, ao Moreno e aos meus patrocinadores. Corri contra quase 90 pilotos, muitos bem mais velhos e experientes que eu, então só tenho a celebrar com esse resultado”, completou Bonini.

 

Patrocinado pela Lubrisint, com as marcas AVIA, CEPSA e UP1, e apoiado pela EIKO-Brazil Motorsports, Bonini volta agora ao Brasil para lutar por seu terceiro título no Campeonato Brasileiro de Kart, na semana que vem, no Circuito Internacional do Paladino, na Paraíba. O piloto estará na categoria Graduados.

 

Os 15 primeiros na 51ª edição do Fórmula Ford Festival:

1 Max ESTERSON Ray GR18 2 voltas

2 Joey FOSTER Firman +0.318

3 Jordan DEMPSEY Spectrum 011C +0.555

4 Thomas SCHRAGE Ray GR 18 +2.541

5 Brandon MCCAUGHAN Van Diemen JL13 +3.954

6 Chris MIDDLEHURST Van Diemen LA10 +3.997

7 Niall MURRAY Van Dieman BD22 +4.813

8 Lucas ROMANEK Van Diemen JL13 +5.047

9 Jeremy FAIRBAIRN Spectrum KMR +5.361

10 Morgan QUINN Van Diemen RF99 +5.683

11 Kevin FOSTER RAY GR15 +6.065

12 Cadu BONINI Spectrum KMR +6.443

13 Wallace MARTINS Swift SC20 +7.580

14 Ivor MCCULLOUGH Van Diemen +7.655

15 William FERGUSON Ray GR17 +7.802

Veja o resultado completo: https://www.tsl-timing.com/file/?f=BRSCC/2022/224232fi2fok.pdf

 

Para saber mais, siga o piloto Cadu Bonini no Instagram:

@cadubonini_03/

 

Informações: FGCom

Texto: Fernanda Gonçalves

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!