Fórmula Inter: Fortes emoções marcam o 13º Round
26/02/2018 - 22h25 em Fórmula Inter

 

Neste domingo (25/02), pontualmente às 12h30 e sob muitas nuvens, todos os presentes no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, assistiram ao 13º Round da Fórmula Inter.

 

Numa corrida repleta de reviravoltas e emoções foi colocada à prova a destreza individual de cada piloto devidamente “amarrado” pelo cinto de segurança de cinco pontos dentro dos cockpits dos MG15, os bólidos de competição da categoria.

 

A primeira “reviravolta” aconteceu antes mesmo dos Fórmulas irem para a pista.

 

O que aconteceu é que minutos antes dos carros serem liberados para o alinhamento no grid de largada, o bólido do piloto Pedrinho Aguiar, ao ser ligado para o pré-aquecimento do motor, “teimava” em não funcionar convencionalmente, oscilando a rotação do 4-cilindros-em-linha de forma preocupante, principalmente para o Pedrinho.

Mexe daqui, mexe dali, parte da carenagem é removida e continua a verificação para tentar sanar – em tempo recorde – a anomalia, mas então vem a liberação dos carros para o alinhamento(!) no grid...

Já totalmente paramentado, o semblante de Pedrinho Aguiar torna-se pesado. Pura tensão é o que refletem os seus olhos dentro do capacete. Entretanto, em meio a toda a agitação de acesso à pista, ouve-se de alguém um sonoro: “Avisa aí que o carro #20 vai largar dos boxes!!!”. Decidido isso e com os procedimentos de alinhamento dos outros carros já em andamento, o pequeno exército de mecânicos e engenheiros se concentra em resolver a pane do carro #20 branco e azul.

 

Na pista, o safety car segue à frente dos Fórmulas da categoria, tendo logo atrás de si, pela 11a vez, o carro prata de numeral #18, do piloto Marcelo Henriques, o pole position; que tem ao seu lado Alex Seid fechando a primeira fila.

Na sequência viria Pedrinho Aguiar, em 3º, mas esse continua nos boxes. Então, lá está o Gustavo Coelho isolado na segunda fila, Rafael Seibel e Raphael Frossard na terceira fila, Marcelo Zebra e Nikolas Gaigalas na quarta fila e fechando o grid, Gabriel Salomão e Vinny Azevedo, na quinta fila.

 

Ausentes

 

As ausências confirmadas já desde a sexta-feira de treinos livres foram as dos pilotos Alê Galassi, do carro #6 preto e do experiente Luciano Zangirolami, do carro #31 dourado. Esse último em razão de um acidente doméstico sem gravidade, mas que o impediu de participar como competidor, estava presente ao evento da categoria, embora na função de coach.

 

Largada

 

 

Autorizada a largada o safety car recolhe para os boxes e começa o 13º Round!

O berro das usinas toma conta da reta com os giros dos motores nas alturas e as marchas vão sendo engolidas avidamente pelos câmbios. Todos os olhares se voltam para a linha de largada/chegada por onde passam os carros, e dirigem-se rápidamente para o “S do Chefe” (Senna), contornam-no, vão a curva do Sol, abrem aceleração na reta oposta e ... cadê o Pedrinho?

Infelizmente o problema não pode ser corrigido a tempo de o carro estar posicionado para a largada da saída dos boxes.

 

Mas o espetáculo na pista continua, Marcelo Henriques mantém a ponta da prova seguido por Marcelo Zebra(!). Isso mesmo, o veterano piloto Zebrinha surpreende a todos ao sair da sétima colocação e brilhantemente assumir a vice-liderança da prova logo após a largada, mas tendo em seu encalço um obstinado Alex Seid na terceira posição. Na sequência, em quarto vinha Gustavo Coelho (que durante o treino classificatório teve uma quebra de embreagem e mesmo assim assegurou o 4º melhor tempo), 5º Rafael Seibel, 6º Raphael Frossard, 7º Nikolas Gaigalas, 8º Gabriel Salomão e em 9º Vinny Azevedo, ou seja, muitas trocas de posições já na primeira volta, mesmo antes dessa ser concluída e ainda haviam mais 14 para serem completadas.

Alex Seid com seu #7 vermelho investe pra cima do carro #13 verde, sem deixar espaço ou chance para reação de Zebrinha, assumindo assim a segunda colocação. Logo após essa ultrapassagem o carro #42 laranja do piloto Gabriel Salomão perde aderência e roda na entrada do “S” do miolo do traçado, fazendo com que caia para a última colocação.

Nikolas Gaigalas, jovem piloto que representa os pares na Incubadora de Pilotos da Fórmula Inter, nesse momento já seguia à frente da dupla de “Rafas”, Seibel e Frossard, num ritmo forte. Os três vêm na mesma balada na pista, disputando a quinta colocação, onde Nikolas se defende bravamente das investidas de Seibel, com Frossard assistindo a tudo de camarote, muito próximo.

 

Enxurrada de ultrapassagens

 

 

Um pouco mais atrás, “Bié” se aproxima rapidamente de “Vinny” e o ultrapassa sem muita resistência do piloto da cidade de Parauapebas-Pará, assumindo a oitava colocação.

No decorrer das voltas Seid se distancia do terceiro colocado e se aproxima de Henriques, mas não a ponto de atacar a posição do líder.

Rafael Seibel, com uma pilotagem extremamente agressiva nessa etapa, ataca novamente e supera Nikolas Gaigalas, que fica à mercê de Raphael Frossard, mas o impetuoso Seibel não para por aí e numa manobra genial com seu carro #46 cor de açaí, próximo que estava dos oponentes imediatamente a sua frente, efetua uma dupla ultrapassagem sobre Gustavo Coelho e Marcelo Zebrinha, assumindo assim – brilhantemente(!) – a terceira posição da corrida nesse momento!

Na sequência Coelho em seu #3 amarelo supera Zebrinha, mas essa ultrapassagem não “dura” uma volta inteira, pois o piloto do carro #13 verde devolve a ultrapassagem algumas curvas depois.

“Bié” e Vinny, distantes dos demais e também entre si, fazem corridas individuais nesse momento.

 

Safety car programado na pista e relargada

 

 

Como em todo round da categoria Fórmula Inter, o safety car programado vai à pista e todos os MG15 formam uma fila indiana atrás do mesmo, até que a relargada seja liberada...

Safety car nos boxes e recomeça a batalha por posições!

O pole position Marcelo Henriques mais uma vez sustenta a ponta e traz consigo Alex Seid. Na terceira colocação uma surpresa! Nikolas Gaigalas no #3 azul claro (que no classificatório teve que lidar com a quebra de uma “manga de eixo”) dá o bote pra cima de Rafael Seibel e brilhantemente assume a colocação.

O piloto da Incubadora não permaneceu por muito tempo na posição, pois Rafael Seibel, em dia inspirado, reage e reassume o terceiro posto da prova.

Estranha e lentamente quem figura na última colocação nesse momento é o piloto do carro #11 azul escuro, Raphael Frossard. Ele vem conduzindo seu carro, aparentemente com certa dificuldade, até os boxes e ali chegando abandona a prova...

Gabriel Salomão vem determinado e ultrapassa a Marcelo Zebrinha por fora, na curva do Laranjinha já tendo em sua alça de mira Gustavo Coelho.

E eis que nesse momento, de repente, o carro #99 cinza chumbo roda sozinho na entrada do “S” do miolo, mas retorna.

Salomão toma a quinta colocação de Coelho e Zebrinha “aproveita” e também ultrapassa o carro #3 amarelo.

 

Volta mais rápida

 

 

Então, o líder (e atual detentor do Cinturão de Campeão da Fórmula Inter) Marcelo Henriques crava a melhor volta da prova com o tempo de 1’50”345.

Penúltima volta e Vinny Azevedo, num momento de muita agressividade ao volante de seu MG15, tentando diminuir a diferença para os demais, roda mais uma vez, sozinho, dessa vez na saída da curva do Laranjinha, e novamente volta ao traçado sem avarias no carro.

 

Última volta

 

 

E vem eles para a derradeira volta da prova, Marcelo Henriques segue firme na ponta com boa distância para Alex Seid, que tembém guarda boa distância para Rafael Seibel e esse para Gustavo Coelho, que ataca Marcelo Zebrinha e assume a quinta colocação e Zebrinha vem inconformado atrás do carro amarelo, abanando com seu MG15 #13 verde, nos retrovisores de Coelho.

Gabriel Salomão nesse momento vai de lento até a imobilidade total e para o #42 laranja na área de escape próxima a curva do Mergulho e por ali fica, infelizmente abandonando a prova a poucas curvas da bandeirada final. Enquanto isso, Vinny Azevedo vem trazendo seu #99 cinza chumbo pelo miolo do traçado em direção a linha de chegada.

 

Bandeirada Final

 

 

O primeiro a receber a bandeirada do Diretor Desportivo da Categoria, Flávio Perillo, é o piloto Marcelo “Mr. Poleman” Henriques (fazendo "barba", "cabelo"e "bigode" nessa etapa e que com o resultado aqui obtido assegura a manutenção da posse do Cinturão de Campeão), seguido por Alex Seid, Rafael Seibel, Nikolas Gaigalas, Gustavo Coelho, Marcelo Zebrinha e Vinny Azevedo fechando o pelotão.

Mesmo não cruzando a linha de chegada, Gabriel Salomão pontuou e assegurou a oitava colocação na corrida, pois completou mais de 75% da prova.

 

 

Mais uma vez a categoria mais inovadora e positiva do automobilismo nacional apresenta uma corrida inusitada e surpreendente, cheia de emoção, ultrapassagens, disputas e ineditismo, como só a Fórmula Inter sabe fazer.

 

 

 

Veja na tabela abaixo o resultado oficial com as colocações dos pilotos ao término desse round:

 

 

 

Por: Ronaldo Arrighi – Redação Rádio Giga

Imagens: Rodrigo Ruiz (facebook.com/RRFotoMedia)

 

 

NDR: Os abandonos de Raphael Frossard e Gabriel Salomão foram causados por quebras decorrentes do choque entre os dois carros durante a relargada da prova.

 

Quer saber como foram os treinos livres e o treino classificatório para esse 13º Round da F.Inter?

É só acessar os links abaixo:

 

- Treinos Livres: Clique Aqui

- Treino Classificatório: Clique Aqui

 

 

Rádio Giga – A Conexão Certa – Motorsport’s Lifestyle – 24h No Ar – Desde 2005

Rádio Giga A Rádio Oficial Da Fórmula Inter

 

COMENTÁRIOS
Parceiros Giga