Rádio GIGA

Fórmula Inter: Marcelo Henriques vence a prova mais disputada da categoria até o momento.
01/05/2017 - 0h12 em Fórmula Inter

 

O quinto round do primeiro ciclo do campeonato da Fórmula Inter foi disputado na tarde deste 30 de abril, no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos-SP.

 

Largando da pole position com o tempo de 1’49”836, Marcelo Henriques, o piloto do “Silver Jet” (como “batizou” o seu MG-15) número 18, já  apontava para o que parecia um domínio fácil sobre os demais concorrentes, mas não foi isso que aconteceu.

 

Com a largada acontecendo apenas às 15h45, após inúmeras provas do campeonato paulista de automobilismo, os pilotos da Fórmula Inter encontraram a pista com a temperatura já mais elevada e com resquícios de óleo deixado pelas demais categorias, o que tornou a pilotagem mais exigente, criando espaço para inúmeras disputas em todas as fases da corrida e para um maior equilíbrio nos tempos aferidos pelos seus competidores.

 

Apesar de Marcelo Henriques ter liderado praticamente toda a prova, esse domínio não veio com a facilidade esperada, ao contrário, na primeira fase da corrida, que ocorre antes da entrada do pace car programado, Marcelo foi bastante pressionado por Pedrinho Aguiar, que por várias vezes naquele momento marcava a melhor volta da competição, enquanto em outros pontos da pista ocorriam disputas por todas as posições, com verdadeiras batalhas ocorrendo entre Raphael Figueiredo, Gustavo Coelho, Marcelo Zebra e o piloto da Incubadora F.Inter Nikolas Gaigalas.

 

Além desses, Gabriel Salomão, Alexandre Galassi, Rafael Seibel e Drigão Henriques tentavam se aproximar dos demais concorrentes com manobras arrojadas e algumas escapadas.

 

Na relargada após a saída do pace car programado, Marcelo Henriques manteve a liderança, só que dessa vez perseguido de perto pelo líder do campeonato, Gustavo Coelho, que aproveitando-se de uma manobra mais ousada de Raphael Figueiredo sobre Pedrinho Aguiar, acabou por conquistar duas posições numa só manobra e assim consolidar-se na  segunda posição, abrindo uma disputa acirradíssima pelo primeiro posto.

Próximo ao final da corrida, a disputa pela ponta da prova tornou-se acirradíssima entre Henriques e Coelho, tanto que o líder do campeonato, Gustavo Coelho, que nesse momento ocupava a segunda posição na prova cravou a volta mais rápida do round (a décima primeira), girando em 1’52”958.

Faltando apenas duas voltas para o final da corrida, essa disputa chega a um de seus pontos altos quando Marcelo Henriques – muito pressionado que era por Coelho(!) – erra na saída da curva do “S” (após o Laranjinha) e se vê em situação complicada quando percebe que Gustavo Coelho está a partir desse momento dividindo a pista com ele, lado-a-lado até contornarem o “mergulho”, onde Henriques consegue pequena vantagem e avança para a ponta novamente.

Chegam a última volta e o Fórmula Inter de cor amarela e numeral 4 continua pressionando o “Silver Jet” pela primeira colocação. Coelho atacando, Henriques defendendo, até que chegam ao trecho final da volta, subida do café, e Gustavo Coelho totalmente embutido no vácuo gerado pelo bólido de Marcelo Henriques, investe uma última vez quase sobre a linha de chegada, não conquistou a vitória, mas acabou por tornar essa chegada como a que teve a menor diferença entre dois carros na curta história da categoria, apenas 0,112 milésimos de segundo entre eles.

A prova terminou com Pedrinho Aguiar na terceira posição após batalha com Raphael Figueiredo. Alexandre Galassi e Nikolas Gaigalas terminaram na quinta e sexta posições, seguidos por Marcelo Zebra que batalhou pelo quarto lugar, mas por causa de uma rodada finalizou em sétimo, Gabriel Salomão em oitavo (que foi punido por queima de relargada), Rafael Seibel com problemas de rendimento em seu motor em nono e Drigão Henriques, que após um forte acidente na quinta-feira que antecedeu a corrida se recuperou, fechando assim com os 10 competidores na pista para este round. 

O próximo round está marcado para o dia 21 de maio, também no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

 

Resultado do quinto round da Fórmula Inter:

 

1º colocado – Marcelo Henriques;

2º colocado – Gustavo Coelho

3º colocado – Pedro Aguiar

4º colocado – Raphael Figueiredo

5º colocado – Alexandre Galassi

6º colocado – Nikolas Gaigalas

7º colocado – Marcelo Zebra

8º colocado – Gabriel Salomão

9º colocado – Rafael Seibel

10º colocado – Drigão Henriques

 

Fonte: Fórmula Inter (acesse: www.formulainter.com.br)

Imagens: Rodrigo Ruiz / Fórmula Inter

 

Rádio Giga – A Conexão Certa – Motorsport’s Lifestyle – 24h No Ar – Desde 2005

 

COMENTÁRIOS
Parceiros Giga